Frutos do Sertão

Imbu


Nome científico  Spondias Tuberosa Arruda; no Tupi-guarani y-mb-u (avore que dá de beber). Durante o período de colonização, pela dificuldade dos portugueses em pronuciar corretamente a designação tupi, a palavra deformou-se, criando as variações Ambu e Ombu. Nos dias atuais, difundiu-se como Imbu (variante também denominada Umbu).
Ocorre em quase toda a região nordeste do Brasil ou qualquer outra área semiárida, a árvore do Umbuzeiro pode alcançar até 6 metros de altura, tendo de 10 a 15 metros de copa. Estima-se que produza em média 15.000 frutos. Estudos recentes indicam que quanto mais antiga for à arvore, maior será a quantidade de frutos produzida.
Da família Anacardiaceae, o Umbu tem ação energética e é rico em hidratos de carbono. Contem vitaminas B e C. Especula-se que um umbuzeiro alcance 100 anos. Tem um ciclo de frutificação delineado pelas chuvas primaverais. Especificamente no mucipio de  Bom jesus da Serra, o inicio do período de frutificação dar-se por volta de dezembro e a maturação ocorre em meados de janeiro.

Adaptação: Erich A. Gerhardt.